FORMATANDO CARGOS EM UMA ORGANIZAÇÃO

 



COMO FORMATAR A DESCRIÇÃO DE CARGOS

O formato mais usado para fazer  uma descrição de cargo e atividades inclui o título do cargo, a missão principal do ocupante do cargo, as atividades que o ocupante deste cargo irá desempenhar para cumprir a missão, a formação técnica e acadêmica e a experiência exigida. Neste material, procuramos aprofundar um pouco mais, abordando outras características importantes para uma descrição de cargo  mais completa e adequada  às necessidades da área de recursos humanos e da empresa. Embora seja comum adotar modelos diferentes para perfis de cargos na organização, o ideal é definir um modelo único, deixando a  critério do gestor a escolha das características que melhor atendem a sua necessidade e que farão parte do seu modelo de descrição. 


IDENTIFICAÇÃO 

Título. Identifique o nome do cargo, e seja criterioso para escrevê-lo corretamente e por completo, por exemplo: Analista de Recursos Humanos Junior ou Auxiliar Administrativo, isso facilitará a diferenciação de cada função. 

Área.  Defina o setor a que pertence o cargo.

CBO. Número correspondente à Classificação Brasileira de Ocupações.


ORGANOGRAMA

Posição  do cargo na estrutura hierárquica. Está subordinado a quem? A quem ele se reporta? Quem responde a ele? Quem está sob sua responsabilidade? O intuito é apenas indicar o contexto em que este cargo está inserido na organização. Deve-se destacar a estrutura hierárquica do cargo.


DESCRIÇÃO SUMÁRIA

Também conhecido como missão do cargo , explica o principal objetivo que o cargo deve atingir. É a principal razão da existência do cargo. Indique o que o cargo faz, para que ele faz e sua abrangência. O quê? + Para quê? + Abrangência

Exemplo: 

Gerente de Tecnologia da Informação - Responsável pelo planejamento e gestão da tecnologia da informação junto às frentes de TI visando garantir a disponibilidade de toda infraestrutura de produção e de telecomunicações nos limites de despesas previstas no orçamento, para todas as unidades de negócio da empresa.

Analista Contábil - Tem como missão principal efetuar a análise dos saldos das contas patrimoniais dos balancetes mensais e recolhimento de impostos das unidades e empresas, garantindo a integridade dos valores que compõe o balanço de todas as empresas do grupo. Dica: para facilitar a descrição sumária, faça, primeiramente, a descrição das atividades, pois facilitará encontrar o objetivo do cargo. 


ATRIBUIÇÕES DO CARGO

 Também conhecido como responsabilidades do cargo, é onde registra-se as atividades desempenhadas visando atingir o objetivo do cargo. Cada parágrafo da descrição de atividades deve responder as seguintes perguntas: O que faz? Quando faz? Como faz? Por que faz? 

Exemplo:

Auxiliar de Departamento de Pessoal.  O que faz? Realiza processos de admissão de novos colaboradores? Quando faz? Semanalmente? Quinzenalmente? Mensalmente? Como faz? Por que faz? 

Mecânico de Manutenção.   O que faz? Quando faz? Como faz?  Por que faz? 


OUTROS DESCRITIVOS

É comum as empresas complementarem as descrições de cargo com diferentes informações para atender sua necessidade em determinado perfil de cargo. 

Aqui estão alguns exemplos de outros textos que podem ser elaborados: 

• Condições de trabalho 

• Desafios

• Dimensão 

• Indicadores de desempenho

• Relacionamentos com clientes e fornecedores 

• Responsabilidades Gerenciais

• Risco de trabalho 


EXPERIÊNCIA 

Tempo de experiência profissional necessário para atingir o desempenho desejado, considerando a conformidade com a escolaridade exigida. Deve-se indicar o tempo e/ou tipo de experiência necessária


FORMAÇÃO ACADÊMICA

Indica o grau de instrução mínimo e desejável que uma pessoa deve ter para exercer a função. Nem sempre uma formação avançada contribui para o sucesso no desempenho das funções. O grau de instrução se classifica basicamente em ensino fundamental, ensino médio, ensino médio técnico, ensino superior, pós-graduação, mestrado e doutorado, variando entre cursando ou completo. O grau de instrução mínimo serve para quando não é possível identificar um profissional com a formação especificada e este deverá ter o mínimo aceitável.


COMPETÊNCIAS 

As competências são agrupamentos de habilidades, conhecimentos e atitudes que estão relacionadas e diretamente ligadas ao desempenho. Sendo assim, a competência é o conjunto de atributos que podem ser mensuráveis, não se enquadrando em características subjetivas. Para as empresas, as competências são as técnicas e comportamentos que os colaboradores possuem que permitem atingir de forma satisfatória os resultados pretendidos. O conhecimento técnico e o comportamento devem estar lado a lado para que os resultados obtidos sejam satisfatórios para a empresa. Sendo assim, verifica-se a necessidade de melhorar e otimizar as principais competências exigidas e/ou desejadas para o cargo. Para este documento sobre descrição de cargos será adotado o conceito CHA – Conhecimentos, Habilidades e Atitudes. 

• Conhecimentos: são conceitos e técnicas aprendidos e assimilados. O conhecimento pode ser adquirido de diversas formas, como por meio acadêmico, treinamentos, leituras, observações e vivência. NC etc.

• Habilidades: está relacionada à aptidão que o profissional tem em desempenhar determinada função. Essa é uma capacidade que se desenvolve a partir do conhecimento adquirido e que pode ser aprimorada a partir de treinamentos e experiência. Exemplos: liderança, destreza manual, rapidez de resposta etc.

• Atitude: é aquilo que o profissional deseja fazer com seu conhecimento e habilidade. Isto é, a forma que ele reage perante as atividades e fatos do local de trabalho. Exemplos: assertividade, comprometimento, proatividade etc. 


TREINAMENTOS OBRIGATÓRIOS

 Treinamentos requeridos ou a serem aplicados ao ocupante do cargo. Normalmente são identificados com maior facilidade os treinamentos relacionados aos procedimentos e instruções de trabalho definidos pela área de garantia da qualidade para cada uma das funções da empresa. Também são indicadas certificações exigidas, quando necessário. 



Sendo assim, podemos consolidar todos estes requisitos em um formato de formulário de forma a ficar padronizado o acesso  à informações



0 comentários:

Postar um comentário